Apresentação

Mantenedora

A Associação Congregação de Santa Catarina iniciou sua missão no Rio Grande do Sul em 1908. É uma entidade filantrópica e mantenedora de três Hospitais, cinco Instituições de Ensino e duas Unidades de Assistência Social.

Além do conhecido amor pelo que fazem, os hospitais da Congregação refletem o desejo das Irmãs em unir fé e ciência, tornando-se referencia em atendimento para aproximadamente 2 milhões de habitantes.

Conheça mais sobre a Associação Congregação de Santa Catarina: www.acsc.com.br

História

O Hospital Regina nasceu em 1930, a pedido da comunidade de Hamburger-Berg, do Prefeito Municipal, Major Leopoldo Petry e do então governador do estado, Dr. Borges de Medeiros. Recebeu este nome em homenagem à fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Catarina – Regina Protmann, que com carisma especial, se dedicou aos enfermos, visitando e tratando-os em suas casas.

O hospital foi construído e idealizado pela Congregação das Irmãs de Santa Catarina. No início, apenas três delas trabalharam no Hospital e com muito empenho, lançaram o fundamento desta obra que hoje possui quase 90 anos.

O trabalho desenvolvido sempre foi baseado na firmeza de propósitos, dedicação, princípios humanísticos e profissionalismo, que marcaram a trajetória do Regina.

FALE CONOSCO

Madre Regina

Madre Regina Protmann, fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, nasceu em 1552, na Prússia Oriental. De família rica, descobriu a vocação religiosa aos 19 anos, deixando tudo para ter uma vida de dedicação à Palavra de Deus.

Mudou-se com duas amigas para uma casa muito humilde, para viver na oração, na penitência, na pobreza e servir a Deus no amor ao próximo. Regina fundou escolas e junto de suas companheiras iniciou um processo de cuidados às pessoas enfermas em suas casas.

Após uma vida inteira dedicada a caridade cristã, faleceu em 18 de janeiro de 1613. Em reconhecimento a sua vida santa e seus feitos humanitários, Regina foi beatificada em 13 de junho de 1999.

Sua história começa em 1552, ano em que nasceu na cidade de Braunsberg (hoje Braniewo), região que pertence atualmente à Polônia. De família rica, Regina recebeu boa educação intelectual, moral e religiosa, deixou os privilégios do seu lar, aos 19 anos, para viver uma vida eminentemente cristã e dedicada aos necessitados. Com mais duas companheiras, foi morar em uma casa humilde, desprovida de bens materiais, na parte mais carente da cidade, mas acolhia a todos, principalmente os idosos, crianças e enfermos.
Iniciou sua vida cristã na paróquia de Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir, Regina escolheu Santa Catarina como padroeira da Congregação. Por seu exemplo, dedicação e humildade, atraía cada vez mais jovens interessadas em auxiliar os doentes e na educação de meninas.

Nessa época, predominava o regime de clausura para ordens femininas. Porém, Regina e suas companheiras romperam com essa tradição, pois pautavam sua vida tanto no trabalho como na contemplação.

Madre Regina faleceu com 61 anos aos 18 de janeiro de 1613. Seu carisma e ideal de vida continuam inspirando jovens que levam o trabalho da bem aventurada Regina Prothmann adiante, em diversos países e também no Brasil, onde chegaram em 1897.
Pela perseverança e fé dessas religiosas, inspiradas por Madre Regina, o Hospital Santa Catarina, por 109 anos, perpetua o legado da fundadora da Congregação.

Gestão

O modelo de Gestão adotado pela Direção do Hospital Regina demonstra o compromisso assumido com a assistência prestada aos usuários públicos e privados. Com 89 anos de tradição, a Instituição oferece uma das mais completas estruturas hospitalares do Estado.

O Hospital Regina utiliza o modelo de Governança Corporativa para organizar a sua gestão, definindo assim os papéis e funções dentro da organização. O planejamento estratégico constitui uma importante ferramenta administrativa, que garante implementação das diretrizes através de um trabalho ético, democrático e efetivo dos gestores e suas equipes.

Diretoria Geral
Administradora
Gerências

Gestão voltada ao paciente

Nosso compromisso com o paciente se traduz na busca constante pela segurança e qualidade. A estrutura está organizada para atuar na assistência integrada, gestão de risco e relação médico-paciente. O corpo assistencial visa especialização, atualização e inovação, garantindo bons resultados e referência no segmento de saúde.

APRESENTAÇÃO

Missão

Cuidar das pessoas segundo o carisma da Madre Regina.

Visão

Ser reconhecido como um hospital referência em saúde no estado, pela excelência,geração de conhecimento e inovação.

Príncipios

ÉTICA CRISTÃ
Atuar com responsabilidade e transparência motivadas pelos ensinamentos cristãos.
INOVAÇÃO
Buscar de forma continua a excelência, criatividade e a renovação.
SUSTENTABILIDADE
Proteger o meio ambiente preservando os recursos naturais.
RESPONSABILIDADE
Atuar com ética e eficiência.
ASSISTÊNCIA INTEGRAL COM EXCELÊNCIA
Atuar de forma sistemática na oferta de serviços através da promoção contínua de ações ao desenvolvimento
humano e técnico.
HUMANIZAÇÃO
Tratar as pessoas com compaixão, desenvolvendo a capacidade de compreender o sentimento do outro.
ZELO PELO PATRIMÔNIO
Cuidar e manter a estrutura da Instituição, de forma a garantir o pleno funcionamento.
PRÊMIOS E CERTIFICAÇÕES
CONTATO

Envie sua mensagem

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.