11/22/2021

Regina realiza ação para reduzir lista de espera oncológica SUS

Regina realiza ação para reduzir lista de espera oncológica SUS 

Objetivo é reduzir a fila para a especialidade de cabeça e pescoço 

O Hospital Regina realizará, nos dias 24 e 29 de novembro, um mutirão de atendimento oncológico na especialidade de cabeça e pescoço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação deve reduzir significativamente a fila de espera atual da especialidade, que possui aproximadamente 25 pacientes aguardando direcionamento para a primeira consulta. A realização é de iniciativa da Instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Novo Hamburgo, gestor do contrato.

O cirurgião especialista em cabeça e pescoço Dr. Fabio Zell, reforça a importância da atitude. “Sabemos que, quanto antes o tratamento for iniciado, mais chances de cura terá o paciente. Esse é o objetivo do mutirão”, comenta o profissional. O Regina é referência em oncologia para os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti e possui cerca de 1.100 pacientes em tratamento. 

Nos últimos anos, em conjunto com o Município de Novo Hamburgo e as demais cidades de referência, o Hospital tem dialogado com o Governo Estadual e Federal em busca da repactuação e ampliação dos recursos, que são insuficientes para suprir a demanda. “O Hospital realiza acima do contratualizado, com repasses financeiros insuficientes até mesmo para atender os pacientes que já ingressaram na Instituição. Sinalizamos que são empenhados todos os esforços para o acesso dos pacientes oncológicos que aguardam na fila de espera”, explica a Diretora Executiva Gisele Albaneo.

Em outubro, a diretoria do Hospital esteve em Brasília para buscar apoio junto aos deputados e senadores representantes da região pela repactuação dos valores destinados à oncologia, além de expor a situação delicada que os hospitais estão enfrentando com o aumento das despesas e da demanda.

 

Acesso à oncologia

O Hospital Regina presta toda a assistência ao paciente após o direcionamento pela Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, que realiza a gestão e direcionamento dos pacientes das cinco cidades de referência para oncologia. O atendimento inclui, além das consultas, exames de média e alta complexidade, tratamento cirúrgico, quimioterapia, internações e acompanhamento com equipe especializada.