11/25/2025

Você sabe qual a importância do Ultrassom do Primeiro Trimestre para a saúde do bebê?

Exame permite rastreamento e prevenção precoce de complicações graves na gestação

Muito além de apenas ver os primeiros traços do bebê no útero e confirmar o tempo de gravidez, o primeiro ultrassom da gestação é um exame de imagem que traz informações fundamentais para a saúde da mamãe e do bebê. A chamada ecografia morfológica do primeiro trimestre, realizada entre a 11ª e a 14ª semana é um exame altamente especializado, conforme explica o médico do Diagnósticos Regina, Dr. Gustavo Poll Bresolin. 

Uma das questões essenciais é o rastreamento precoce de síndromes cromossômicas. Durante esse exame, o médico avalia diversos marcadores do bebê. “Eles são: translucência nucal, osso nasal, frequência cardíaca fetal e ducto venoso, associados a dados maternos. Com isso, é possível calcular o risco de trissomias, como a síndrome de Down (Trissomia 21), além de outras alterações cromossômicas (Trissomia 18 e 13). Essa avaliação precoce não é um diagnóstico, mas ajuda a identificar gestações que podem se beneficiar de testes confirmatórios mais precisos”, ressalta o especialista. 

Outro ponto fundamental obtido neste exame é a avaliação das artérias uterinas pelo Doppler. “Esse exame mede a resistência do fluxo sanguíneo que chega ao útero. Alterações nesse fluxo estão associadas ao risco de pré-eclâmpsia, doença grave caracterizada por hipertensão na gravidez e risco de complicações para mãe e bebê. Também é possível avaliar o risco de Restrição de Crescimento Fetal com a mesma metodologia. Detectar precocemente as gestantes com maior risco permite iniciar medidas preventivas simples, como o uso de aspirina em baixa dose, que comprovadamente reduz a chance de desenvolver a doença”, acrescenta o médico.

Riscos de parto prematuro

Dr. Bresolin ainda explica que a medida do colo uterino também faz parte da ecografia morfológica do primeiro trimestre. “Um colo uterino encurtado é um dos sinais de maior risco para parto prematuro, principal causa de mortalidade neonatal no mundo. Com essa informação, a equipe médica pode acompanhar mais de perto e adotar medidas preventivas para prolongar a gestação.”

Assim, os benefícios obtidos a partir da ecografia morfológica do primeiro trimestre representam diagnóstico e prevenção precoces. “Este exame não apenas mostra imagens detalhadas da criança, mas orienta decisões médicas que podem salvar vidas e melhorar resultados, tanto para a mãe quanto para o bebê. A cada nova gestação, garantir o acesso a esse exame completo, realizado por profissional capacitado, é um passo importante para uma gravidez mais segura”, ressalta o médico.