Com uma trajetória marcada pela fé e o amor ao próximo, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) iniciou sua missão no Rio Grande do Sul em 1908, com ações voltadas à saúde, à educação e à assistência social. A ACSC é uma entidade filantrópica e mantenedora de três hospitais (em Novo Hamburgo, Ivoti e São Sebastião do Caí), cinco instituições de ensino e duas unidades de Assistência Social, além de vários outros projetos de Atenção ao Idoso e de Saúde da Família.
Com capacidade de atendimento de até 203 leitos, o Regina conta com uma moderna infraestrutura de internacionalização. Os leitos são distribuídos em UTI Adulto, UTI Cardiológica, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, ala de internação clínica, obstétrica e uma ala destinada ao atendimento exclusivo de pacientes em tratamento hematológico.
Com capacidade de atendimento de até 203 leitos, o Regina conta com uma moderna infraestrutura de internacionalização. Os leitos são distribuídos em UTI Adulto, UTI Cardiológica, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, ala de internação clínica, obstétrica e uma ala destinada ao atendimento exclusivo de pacientes em tratamento hematológico.
Sobre a área cirúrgica, o Hospital Regina conta com 10 salas para as cirurgias, sendo cinco para cirurgias de alta complexidade, quatro para a baixa complexidade e uma exclusiva para partos e cesáreas. Além disso, dispõe de leitos exclusivos na Sala de Recuperação.
Nesta unidade cirúrgica, atendemos diversas especialidades como:
A Instituição ainda se destaca como referência para o atendimento de casos de AVC e infarto agudo do miocárdio. Na atenção à saúde das crianças, se evidencia pela infraestrutura completa na UTI Pediátrica.
Cuidar de pessoas a exemplo de Madre Regina.
Promover saúde com a melhor experiência no cuidado.
Ser reconhecido pela excelência no cuidado em saúde.
Atuar com responsabilidade, transparência e ética.
Cuidar das pessoas com respeito e empatia.
Atuar com qualidade e segurança assistencial.
Estabelecer padrões de alta qualidade e buscar a melhoria continua através da otimização dos processos e recursos.
Atuar com eficiência econômica e princípios de governança corporativa.
O modelo de Gestão adotado pela Direção do Hospital Regina demonstra o compromisso com a assistência prestada aos usuários públicos e privados. Com 93 anos de tradição, a Instituição oferece uma das mais completas estruturas hospitalares do Estado.
O Hospital Regina utiliza o modelo de Governança Corporativa para organizar a sua gestão, definindo assim os papéis e funções dentro da organização. O planejamento estratégico constitui uma importante ferramenta administrativa, que garante a implementação das diretrizes através de um trabalho ético, democrático e eficaz dos gestores e suas equipes.
Nosso compromisso com o paciente é traduzido na busca constante pela segurança e qualidade. A estrutura está organizada para atuar na assistência integrada, gestão de risco e relação médico-paciente. O corpo assistencial visa especialização, atualização e inovação, garantindo bons resultados e referência no segmento de saúde.
Através da Assistência Integrada, o Hospital Regina presta um atendimento de qualidade que contribui de forma determinante no processo de cura e rápida recuperação do paciente, beneficiando todo tratamento. Os pacientes atendidos com esses preceitos criam uma relação de confiança com a equipe e respondem melhor aos recursos clínicos. Além disso, esta é uma das premissas do atendimento humanizado, que busca dialogar com o paciente e identificar suas reais necessidades, através da compreensão de cada caso. Este atendimento, adotado pelo Hospital Regina, consiste em estar próximo e prestar um atendimento personalizado, para que o cuidado seja efetivo e traga resultados.
O objetivo principal do psicólogo é realizar escuta e acolhida do paciente e seus familiares, visando minimizar o sofrimento provocado pela doença e hospitalização. A psicologia hospitalar do Hospital Regina possibilita mecanismos para que o paciente repense seu adoecimento e aprenda a lidar melhor com este momento, atuando com compromisso ético a condição humana.
Por entender a importância da nutrição na recuperação do paciente, o Hospital Regina conta com uma equipe de nutricionistas que prestam atendimento individualizado, elaborando uma dieta com todos os nutrientes e vitaminas que o paciente necessita. A alimentação equilibrada é fundamental para a reabilitação e para manter uma vida saudável, por isso o monitoramento é diário garantindo a quantidade adequada de nutrientes.
Como forma de proporcionar um atendimento completo, o Hospital Regina conta com profissionais fisioterapeutas capacitados e uma estrutura totalmente equipada, com materiais adequados à prática da reabilitação física e motora dos pacientes internados. O atendimento é personalizado, sendo realizado junto ao leito ou em um ambiente privado, próximo às alas de internação.
(Sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares da Secretaria Estadual de Saúde):