Hemodiafiltração é o método mais moderno no tratamento de pacientes renais
A cidade de Novo Hamburgo passa a ser pioneira na região ao contar com uma das terapias renais mais modernas e eficazes da atualidade: a hemodiafiltração. O tratamento passa a ser oferecido no Centro de Prevenção e Tratamento das Doenças Renais, clínica parceira e situada no prédio do Hospital Regina, trazendo novas perspectivas aos pacientes com Doença Renal Crônica.
O modelo investido foi o 5008S Cordiax, uma das tecnologias mais modernas do mercado. Seu diferencial é o controle automático que facilita o aumento do volume de filtragem, mantendo o cuidado na hemoconcentração (quando a diálise retira excesso de líquido do organismo, o que concentra mais o sangue e, portanto, pode dificultar a circulação). A médica Nefrologista e Diretora do Centro, Liriane Cumerlato, explica que a hemodiafiltração é muito eficiente devido a maior pressão que exerce para a retirada das toxinas para fora do sangue. “Isso se deve ao alto volume de solução produzida com água muito pura, que são infundidos e simultaneamente filtrados (retirados) do espaço vascular do paciente”, aponta.
A hemodiafiltração possui uma série de benefícios, pois retira do sangue substâncias que não são filtradas na diálise convencional, o que promove resultados muito satisfatórios no tratamento. Estudos científicos demonstram que a terapia também é eficaz para a sobrevida dos pacientes e significativa redução da mortalidade. “Há algum tempo vínhamos nos preparando para proporcionar essa nova modalidade aos nossos pacientes. Para nós é uma satisfação poder oferecer um tratamento tão inovador na região”, informa a Liriane.
O método pode reduzir ainda a incidência de desmineralização óssea - que pode levar a fraturas, inflamações, anemia, hipertensão arterial, além da redução do risco de infecções. Essa maior eficiência na filtragem possui impacto direto na qualidade de vida dos pacientes. “Com uma concentração de toxinas menor no sangue, é possível que o paciente possa ter uma alimentação menos restritiva, proporcionando uma rotina mais próxima do normal possível”, complementa a nutricionista Luciana Mosmann.
Conforme a Enfermeira Responsável Técnica Karine da Silva, assim como na hemodiálise, o tratamento de hemodiafiltração pode ser feito de três a seis vezes por semana, conforme a necessidade. “É preciso atentar-se que nem todos os pacientes possuem indicação para esse novo tratamento, ficando a cargo do médico nefrologista decidir o melhor método dialítico de acordo com a necessidade de cada um”, reforça. Existem ainda algumas indicações de quem pode aderir à terapia, como pacientes em hemodiálise que possuem risco cardiovascular, carência nutricional, entre outros problemas associados ou decorrentes da Doença Renal Crônica.
O Centro de Prevenção e Tratamento das Doenças Renais está localizado na Av. Doutor Maurício Cardoso, 711, Hamburgo Velho, junto ao Hospital Regina. Há mais de 20 anos atua na prevenção e tratamento das doenças renais, sendo referência na região para o segmento.