6/4/2019

Cirurgia inovadora contra o câncer

Um procedimento praticado apenas em grandes centros de tratamento contra o câncer no Brasil foi recentemente feito no Hospital Regina, em Novo Hamburgo

A equipe composta pelos cirurgiões gerais e oncológicos Dr. Carlos Antonello, Luiggi Leonardi, Dr.Fernando de Marco, o cirurgião geral Dr. Fernando Smith realizaram a Cirurgia de Citoredução Peritoneal com Quimioterapia Hipertérmica – conhecida como HIPEC. Também fizeram parte da equipe a anestesista Dra. Hosana Chinazzo e a biomédica Renata Gabaldi.

O procedimento consiste em uma técnica cirúrgica promissora, utilizada em certos tipos de cânceres, que se disseminam pelo peritônio (tecido que reveste toda a parte interna do abdômen e seus órgãos). A técnica se baseia em realizar um procedimento cirúrgico, onde se remove todo o tecido tumoral existente na cavidade abdominal, não deixando a doença acima de 1 mm, necessitando, pela técnica, ressecção seriada e estratégica de múltiplos órgãos que estejam comprometido pelo câncer.

Após essa minuciosa e precisa cirurgia é aplicada quimioterapia aquecida na temperatura de 42°C, por cerca de 90 minutos onde o medicamento quimioterápico em concentração, bem superior ao administrado pela via intravenosa, penetra cerca de 2mm eliminando a neoplasia residual. Essa técnica permite uma melhor absorção da medicação no tecido tumoral, destruindo uma maior quantidade dessas células, diferente da quimioterapia tradicional que faz com o que o medicamento circule por todo o corpo do paciente. Assim, a HIPEC auxilia aumentando a sobrevida dos pacientes, tempo livre de doença e apresentando chances de cura. O procedimento realizado pela equipe CICON VS, foi feito em uma paciente de 29 anos, com auxílio de materiais especiais, trazidos especialmente por uma empresa de São Paulo para prestar suporte durante o processo. 

O coordenador da clínica Dr. Carlos Antonello argumenta que “esse procedimento é um avanço para a medicina da região, pois ele visa tratar e dar novas chances a pacientes que até pouco tempo atrás não tinham chances de cura e apenas recebiam tratamento paliativo com quimioterapia intravenosa. O cirurgião Dr Antonello, realizou treinamento no Istituto Nazionale dei Tumori, em Milão/Itália, para execução desse procedimento e ressalta que essa técnica não pode ser empregada para todos os tumores, e que o sucesso na sua aplicação depende da seleção adequada do paciente e da equipe com múltiplos profissionais capacitados para a sua execução.

Equipe de profissionais que realizaram o procedimento (da esquerda para direita): Dr.Fernando de Marco (Cirurgião geral e oncológico), Dr. Luiggi Leonardi (Cirurgião geral e oncológico), Dra. Hosana Chinazzo (Médica anestesista), Dr. Fernando Smith (Cirurgião geral), Dr. Carlos Antonello (Cirurgião geral e oncológico) e Renata Gabaldi (Biomédica).

Saiba mais sobre o nosso Centro Cirúrgico: Acesse agora