Além de ser uma capacitação obrigatória, é de extrema importância que haja profissionais de diversas áreas aptos a combater o fogo em uma situação de emergência. Pensando nisso, o Hospital Regina realizou nos dias 13 e 14, um curso de princípios básicos de combate a incêndios, com a participação de líderes e colaboradores indicados, ministrado pela Engenheira de Segurança do Trabalho da Abepê, Marta Soares.
A capacitação foi realizada em duas etapas. A primeira, realizada no dia 13, contou com conteúdos teóricos sobre o assunto, com a aplicação de prova para teste de conhecimento. A segunda, no dia 14, foi de simulação prática com os participantes, que testaram os métodos de extinção do fogo com a supervisão das profissionais. Nesta etapa, os colaboradores puderam manusear os tipos de extintores e realizaram a prática com hidrantes.
O treinamento deverá ser realizado novamente no mês de julho, com o objetivo de estender aos demais brigadistas, que integrarão o grupo de Brigada de incêndio do hospital.
Para finalizar a semana de capacitações, os colaboradores receberam um curso de primeiros socorros, realizado pela Medicina do Trabalho, através da Enfermeira Katia Giovelli e da Técnica em Enfermagem Cristiane Machado. As profissionais disponibilizaram, através de teoria e prática, noções básicas que podem ajudar a salvar vidas. Um dos temas foi à reanimação de caso de paradas cardiorrespiratórias, com prática de massagem cardíaca treinada pelos participantes.