3/19/2020

Hospital Regina adota medidas de enfrentamento ao Coronavírus

Apesar de até a presente data (20/03) não possuir nenhum caso confirmado para Coronavírus (COVID-19), em virtude do contexto epidemiológico de amplo conhecimento de todos a respeito de pandemia, o Hospital Regina passou a adotar diversas medidas preventivas junto ao público interno e externo. A Instituição entende que o contato com entes queridos é essencial na recuperação do paciente, mas a saúde e segurança dos que prestam e recebem cuidados é o mais importante neste momento.

Desta forma, as visitas no ambiente hospitalar estão suspensas desde a última segunda-feira (16), como forma de restringir ao máximo a circulação de pessoas no Hospital. O único acesso liberado na Instituição é para os acompanhantes, conforme regras (ver abaixo). Pessoas com idade acima de 60 anos ou com sintomas respiratórios não devem acompanhar pacientes. Também, não está autorizada a circulação de crianças no ambiente hospitalar - exceto para atendimento médico.

A Instituição reforça que, na maioria dos casos, os sintomas causados pelo Coronavírus passam de forma espontânea. Por isso, orienta que pessoas com sinais leves de gripe ou resfriado e que não pertençam ao grupo de risco procurem ficar em casa. Quem não apresentar indícios respiratórios como febre, tosse e dificuldade em respirar não devem procurar atendimento médico via emergência para realização do exame de COVID-19. O indicado é observar o aparecimento dos sintomas e tentar restringir ao máximo as atividades sociais.

O Hospital segue rigorosamente os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, com fluxo padronizado e ambientes separados para os casos suspeitos. Para auxiliar na manutenção das medidas, criou um Comitê de Enfrentamento do Coronavírus – COVID-19, composto pela diretoria e coordenações médicas, assistenciais e de atendimento, que se reúne diariamente para análise das ações.

Outra medida que está sendo adotada é a suspensão de consultas, exames e procedimentos eletivos conforme critério médico e por tempo indeterminado. Ainda, decidiu pela restrição de atividades acadêmicas, voluntariados, projetos, visitas técnicas, eventos e quaisquer ações que possam elevar o fluxo ou aglomeração de pessoas na Instituição.

Da mesma forma, foi intensificado as orientações aos colaboradores e os cuidados básicos de lavagem de mãos e uso do álcool gel, assim como, a disponibilização de materiais de proteção individual e máscaras cirúrgicas, tanto para pacientes com sintomas, quanto aos profissionais. A distribuição destes segue direcionamento do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, de forma a proteger os profissionais que atuam diretamente com os pacientes e evitar desperdícios.

Regras para acompanhantes:

- Alas de Internação e Maternidade:

Um acompanhante por paciente | duas trocas

- UTI Adulto e Cardiológica:

Informações às famílias: 12h às 12h30  

Uma pessoa por paciente

- UTI Neonatal e Pediátrica:

Dois acompanhantes por paciente  

- Centro Obstétrico e Berçário:

Dois acompanhantes por paciente  

- Centro Cirúrgico:  

Um acompanhante por paciente  

- Áreas eletivas e ambulatoriais:

Um acompanhante por paciente