O local foi estrategicamente escolhido por ter um terreno elevado, boa insolação e luminosidade, além de ser bem afastado de aglomerações urbanas. O arcebispo Dom João Becker considerou muito apropriado o local arejado no alto do Morro de Hamburgo Velho, que já pertencia às Irmãs. Chegando ao cume do morro, o Exmo Arcebispo exclamou: "Este é o tão procurado lugar, mais belo não vão encontrar neste mundo de Deus”.
O local foi estrategicamente escolhido por ter um terreno elevado, boa insolação e luminosidade, além de ser bem afastado de aglomerações urbanas. O arcebispo Dom João Becker considerou muito apropriado o local arejado no alto do Morro de Hamburgo Velho, que já pertencia às Irmãs. Chegando ao cume do morro, o Exmo Arcebispo exclamou: "Este é o tão procurado lugar, mais belo não vão encontrar neste mundo de Deus”.
Conforme as crônicas das Irmãs, a presença do Arcebispo no evento de inauguração do Regina foi um acontecimento muito esperado e festejado pela cidade. "A inauguração iniciou na capela e foi até o último aposento da casa. (...) O Sr. Leopoldo Petry saudou o Arcebispo em nome de todo município. Assim passou esse dia inesquecível e toda Novo Hamburgo estava orgulhosa”.
O Hospital Regina estava enfeitado com guirlandas e bandeirinhas. Uma missa celebrada pelo Sr Arcebispo Dom João Becker, foi o ponto alto das comemorações.
Esse incremento representou 120 leitos, cinco salas de cirurgia, banco de sangue, ampliação da lavanderia, instalação de torpedos de oxigênio nos quartos, sala raio X, gabinete ortopédico entre outras melhorias. Percebe-se que o processo de revitalização e modernização do Hospital através de reformas e da aquisição de novos equipamentos com tecnologia de ponta, vem acompanhado pelo aumento no número de leitos.
Os jornais da época que circulavam na região, proporcionaram grande destaque para o evento de inauguração do novo pavilhão. Bispo Diocesano de Porto Alegre Dom Vicente Scherer celebrou a missa de inauguração da 2° ampliação e realizou a benção de todos os novos setores construídos.
O esforço da Congregação das Irmãs de Santa Catarina torna a Instituição, gradativamente, uma referência no Vale dos Sinos. Prevalece o espírito assistencial das Irmãs, motivadas em oferecer um atendimento de alta qualidade aos seus pacientes. Ao mesmo tempo mantem-se o propósito de acolher, acomodar e ajudar a um maior número de enfermos.
As crônicas escritas pelas Irmãs de Santa Catarina, consta em meados de fevereiro de 1964, a menção ao grande movimento cirúrgico, sendo naquele momento, adquirido todo o material necessário para atender a demanda gerada pelo volume de cirurgias. “Agora não mais teremos o cruciante problema de espaço que há muito vinha restringindo a possibilidade de atendimento de nossos pacientes. No máximo dentro de 3 semanas, estarão prontas todas as novas dependências e então começará nova fase para o nosso hospital”. Palavras da Irmã Maria Cleófa, Madre Diretora e Superiora do Hospital Regina
Por volta de 1975 o Hospital Regina adquiriu novos equipamentos de RX e fez-se necessário uma estrutura que comportasse o mesmo. Estava previsto para a próxima ampliação, 04 salas para radiologia além de outras estruturas para novos serviços. Além do RX, a medicina aprimorava a busca de outros métodos diagnósticos por imagens, entre eles ultrassonografia, cintilografia e tomografia computadorizada.
Com o incremento de novas tecnologias e de necessidade de mais espaços para novos serviços, viu-se a necessidade da 3º ampliação do Hospital Regina. Foram 04 salas para radiologia, térreo, Laboratório de Analises Clinica e a Nova Unidade de Pediatria. A obra teve inicio em 1978 e de acordo com os registros da época, teve sua cerimônia de inauguração em 25 de novembro de 1980.
Em 25 de Novembro de 1980, foi inaugurada a quarta ala do Hospital, que abrigaria a Unidade de Tratamento Intensivo, Sala de Recuperação, Unidade de Internação, Ala Obstétrica e Ambulatório. Foi exigido na época manutenção e aperfeiçoamento da estrutura como um todo. Com o constante aumento populacional, cresceram também as demandas, necessidades e exigências de especializações nos atendimentos médicos hospitalares. Manter o Hospital como referência na região do Vale dos Sinos exigiu das Irmãs e seus colaboradores bastante dedicação, trabalho e comprometimento.
Vamos relembrar mais uma etapa importante da nossa história! No final de 1990 o Hospital Regina já consolidado como referência regional no atendimento e nos procedimentos de maior complexidade, possuía 496 colaboradores e um corpo clínico composto por 144 médicos. No final da década de 90, iniciaram os atendimentos cardiológicos de emergência para pacientes de todo o Vale dos Sinos