2/7/2022

Ressonância Magnética: confira algumas informações importantes na hora de fazer o seu exame

A Ressonância Magnética é um método diagnóstico, não invasivo, que utiliza campo magnético, pulsos de radiofrequência e sistema de computadores de alta performance para produzir imagens detalhadas de órgãos e estruturas do corpo. Apesar de ser muito seguro, o exame pode gerar dúvidas e receios na população.

Confira algumas informações essenciais para a realização da sua ressonância:

- Objetos metálicos: nenhuma joia ou objeto de metal é autorizado, por isso deixe em casa brincos, pulseiras, grampo de cabelo e relógios. Roupas com zíper, gancho ou botão também são proibidas. DIU, aparelhos dentários; Gesso; Implante auditivo externo; Pinos e placas de titânio; Porto-cath e stents são liberados durante o exame. Já os pacientes que possuam marca passo, clip de aneurisma, implante de ouvido ou fixadores ortopédicos externos metálicos não removíveis precisam comunicar o médico solicitante, a equipe do agendamento do exame e a equipe operacional que irá prestar o atendimento.

- Uso de contraste: A maioria dos exames são realizados sem uso do contraste. O seu uso está condicionado a solicitação médica e a indicação clínica do exame. Qualquer dúvida do paciente em relação ao uso do contraste pode ser avaliado junto a equipe operacional.

- Claustrofobia: a maioria das pessoas não possuem desconforto ao realizar a ressonância magnética. O exame dura entre 10 e 20 minutos, com o paciente geralmente deitando e com a área a ser examinada dentro do túnel. Pessoas claustrofóbicas podem sentir desconforto ou medo ao realizar o exame. Por isso, existe o acompanhamento em tempo integral pela equipe operacional, além de um botão de emergência para qualquer incômodo. No Hospital Regina, a ressonância magnética de última geração é anti-claustrofobia, com um campo mais amplo, além de salas planejadas para o bem-estar e tranquilidade dos pacientes.

- Tatuagens ou maquiagem definitiva: As tatuagens extensas ou maquiagem definitiva recentes podem, em alguns casos, sofrer aquecimento durante o exame. Caso ocorra, o paciente pode sinalizar a equipe operacional e o exame é suspenso.

- Idade: não existe idade mínima para a realização do exame. A equipe irá avaliar, porém, a capacidade da pessoa em ficar estática durante o procedimento, para a realização de forma efetiva.

Se você ainda tem dúvidas, entre em contato com nosso setor de Diagnósticos através do Telefone (51) 3553 8800 ou WhatsApp (51) 99749 3152.

Saiba mais