16/09/2024

Hospital Regina é homenageado entre as instituições que promovem a doação de órgãos

Mérito foi entregue em evento que celebrou os 15 anos da OPO1, em Porto Alegre

Neste mês de Setembro, que destaca a importância da doação de órgãos e de medula óssea, o Hospital Regina foi uma das instituições homenageadas por seu empenho na promoção deste gesto que salva vidas. Em um evento promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, na sexta-feira, dia 13 de setembro, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) 1  completou 15 anos de atuação na capital gaúcha e região metropolitana destacando a importância da rede formada por 26 hospitais empenhados na busca por órgãos. O encontro foi realizado no Centro Histórico-Cultural Santa Casa.

Reconhecido nesta missão, o Hospital Regina é credenciado na área de transplantes desde 2006 e atua na captação de órgãos em parceria com a OPO 1 há 15 anos. Em 2023, de todas as notificações feitas aos familiares todas foram convertidas em doação de órgãos.

“A doação de órgãos é uma importante ação voltada ao cuidado do paciente, porque pode salvar a vida de muitas pessoas. Sabemos que para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única esperança de vida ou a possibilidade de recomeçar e poder contribuir com isso é reforçar a missão do Hospital Regina, que é cuidar de pessoas”, destaca a diretora Executiva do Hospital Regina, Patrícia Bohn.

__wf_reserved_inherit
Enfermeira Marcele Viana, a diretora geral Irmã Agnes Biesdorf e a diretora executiva Patrícia R. Bohn participaram da homenagem em Porto Alegre

Uma corrida pela vida que depende da autorização da família

Este é um trabalho que exige muita dedicação, pois cada potencial doador precisa ser devidamente identificado e avaliado. Além disso, é respeitada a decisão da família pela doação ou não, um trabalho de acolhimento desenvolvido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regina.

Após a decisão da família, a destinação ocorre via regulação estadual, que direciona aquele órgão a quem mais precisa.

Na sequência, um caminho cercado por segurança e eficiência precisa ser realizado para que o órgão captado no Hospital Regina chegue íntegro até a Santa Casa de Porto Alegre, onde ocorre o transplante.

Também é uma das tarefas da CIHDOTT o trabalho contínuo de conscientização e sensibilização de toda a comunidade para o entendimento sobre a importância deste gesto de amor e de vida que é a doação de órgãos. “Um dos principais motivos de não ocorrer a doação de órgãos é a negativa da família para o ato, portanto, nosso trabalho incansável é de conscientização da comunidade sobre o quanto é importante a autorização familiar para que toda esta corrente do bem e que salva vidas aconteça”, destaca a  Coordenadora das UTI's e da CIHDOTT do Hospital Regina, Enfª Magna Birk.