2/14/2024

Árvore da Vida eterniza o laço entre mamãe e bebê no Hospital Regina

Mimo entregue logo após o nascimento se torna uma linda lembrança para as famílias

Uma iniciativa cheia de afeto e cuidados tem eternizado o laço entre as mamães que chegam ao Centro Obstétrico do Hospital Regina e seus bebês. Após o nascimento da criança é feita a Árvore da Vida, um “carimbo” da placenta, com cores vibrantes, em uma folha A3. Assim que a tinta seca, o mimo é entregue à mamãe, como recordação deste momento especial em que seu útero se fez casa do seu filho ou filha ou mesmo filhos.  

Enfermeira Aline durante a pintura com as tintas escolhidas pela mamãe

A coordenadora do Centro Obstétrico do Hospital Regina, enfermeira Karin Stumpf, explica que este é um momento especial e emocionante para a nova mamãe. “Muitas mães falam que vão fazer quadros e colocar no quartinho do bebê. Até as cores que vão na Árvore da Vida são escolhidas por elas, tudo para seja uma lembrança linda.” Karin ainda acrescenta que este é um trabalho conjunto que envolve a equipe de enfermagem e os médicos em prol de um momento de humanização e cuidados.

No dia 8 de fevereiro, Josiane Dias, 40 anos, visualizou o mimo logo após o nascimento do seu pequeno Pyetro Emanuel. Ainda na sala de parto, a mamãe se emocionou ao ver a placenta retrata em cores em formas que lembram uma árvore. A entrega definitiva da lembrança é feita na Sala de Recuperação do Centro Obstétrico, depois que a tinta seca.

Josiane se emocionou ao ver a pintura

“Cada parto é o momento mais especial da vida daquela mulher e ficamos muito felizes em deixar um pedacinho nosso, um carinho nosso a essa mãe que está vivendo esse momento especial”, destaca a enfermeira Aline Tremarim, que confeccionou o mimo e entregou a Josiane.  

Realizada desde novembro de 2023, a Árvore da Vida já foi entregue à maioria das mamães que tiveram seus bebês no Hospital Regina, conforme cada caso. É feita e entregue a elas, independente da via de parto (normal ou cesárea).

Confecção da Árvore da Vida é feita pouco depois do nascimento do bebê