6/14/2019

Palestra sobre inclusão reúne colaboradores

O mês de junho está sendo marcado por ações para pensar a inclusão no Hospital Regina

Na última terça-feira, 11, os colaboradores lotaram o auditório Beija-flor para a palestra com o advogado e escritor hamburguense Darwin Kremer. Com uma dose de humor, ele relatou sua história de determinação e adversidades encontradas por uma pessoa com deficiência no meio social e no mundo do trabalho.

Neste contexto, Darwin trouxe a importância de reconhecer as diferenças e valorizar o que as pessoas trazem de positivo para o mercado de trabalho, não só através do cumprimento da lei de cota, mas vendo este profissional como uma pessoa única e com potencial para oferecer. A assistente financeira Claudete Nunes Gomes, trabalha há mais de 12 anos na Instituição. Para ela, fazer a conscientização junto aos colegas é o mais importante. “Já conheço a causa e estou inserida nela. Mas a palestra foi importante para buscar a mudança na visão dos colegas sobre nós”, reforça. Claudete reconhece que o Hospital está preparado para receber pessoas com deficiência. “Não possuo restrição nenhuma para acessar quaisquer lugares, devido minha limitação física. Meu setor foi totalmente adaptado para atender as minhas necessidades”, explica.

A supervisora de atendimento, Daiana Meneghetti, é uma das líderes que mais conta com pessoas com deficiência em seu quadro. Para ela, a palestra ministrada por Darwin reafirmou a forma que pensa e conduz as atividades com a equipe de colaboradores. “Tento da melhor forma, dentro das limitações de cada um deles, fazer com percebam e se aventurem a experimentar novas experiências”, conta. Daiana cita que abordar o tema da inclusão na instituição é muito importante para conscientizar cada vez mais as pessoas sobre as possibilidades e oportunidades que podem ser dadas às pessoas com deficiência. “Temos que buscar potencializar sempre o dom de cada um deles, e não os diferenciar”, conclui.

Comitê da Inclusão retoma atividades

A palestra foi realizada por iniciativa do Comitê da Inclusão, que retomou suas atividades no mês de maio, com o objetivo de pensar a inclusão no Hospital Regina. O grupo reúne profissionais de diversas áreas para expor idéias e compartilhar conhecimentos e sugestões sobre a inclusão no ambiente profissional. “Nosso foco é voltado para a promoção de ações, visando conscientizar, integrar e acompanhar os colaboradores PCD’s no hospital, contribuindo para a valorização e compreensão da diversidade em nossa Instituição”, explica a Psicóloga Dóris Pasquali, coordenadora do Comitê.